sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

João Gilberto

Preconceito

 

Eu nasci num clima quente 
Você diz à toda gente 

Que eu sou moreno demais 

Não maltrate o seu pretinho 

Que lhe faz tanto carinho 

E, no fundo, é um bom rapaz 


Você vem de um palacete 

Eu nasci num barracão 

Sapo namorando a lua 

Numa noite de verão 

Eu vou fazer serenata 

Eu vou cantar minha dor 

Meu samba, vai, diz a ela 

Que o coração não tem cor 


Acesso: 20/02/2014
                                      




                                  Pensamentos diferentes, Pessoas iguais.
   


        Para inicio posso dizer que a escolha sexual das pessoas ainda não é aceita, ainda mais em relação a quando dizemos ”gay negro”, do meu ponto de vista cada um tem o direito de escolher o que quer ser e o que será, porque as pessoas se importam tanto com a cor a orientação sexual de cada um.Ate hoje o racismo ainda é muito discutido na boca das pessoas, ou seja, o preconceito racial é muito grande nos dias de hoje, e vemos que o sofrimento das pessoas com pele escura é maior ainda através disto temos um pensamento que nada cura esse sofrimento sentido por negros. O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
   O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
   Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
   Para falar um pouco mais posso dizer que muitos negros são mortos por serem negros. Porque estas pessoas são de pele escura não possuem o mesmo direito que uma pessoa de pele clara. O que podemos pensar em relação a isto, será que se tudo fosse ao contrario seria diferente? S e quem tivesse preconceito fossem os negros em relação aos brancos , será que haveria alguma mudança? A única coisa que quero que as pessoas pensem é simples, não escolhemos com que cor iremos nascer, nem podemos escolher o que queremos ser, pare pense direito o mundo existe não para que julgamos e sejamos julgados, mas sim para que todos sejamos iguais, sendo branco, negro, gay ou o que seja, o que deve importar é o que queremos ser e não o que os outros querem que sejamos.
A homofobia é um tipo de preconceito criado e disseminado no dia a dia, constituindo-se como uma categoria do pensamento e do comportamento humano, assim como o racismo, o sexismo etc. Pode se manifestar de várias formas, que vão desde a violência verbal, expressa em comentários pejorativos, piadas, xingamentos, até ações de violência física que podem inclusive levar pessoas à morte.
Baseado em:
http://www.mundojovem.com.br/artigos/homofobia-na-escola-desafio-de-todos-nos
Acesso: 20/02/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário